Wheel of Time Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para discussão, troca de informações e experiências entre os leitores e aficcionados pela série Wheel of Time (A Roda do Tempo) de Robert Jordan.
 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Redenção de Verin Sedai

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptySex Fev 15, 2013 12:22 pm

Gente, algum de vocês levaram fé na história da Verin para justificar sua aliança com o DO? Realmente ela prestou um grande serviço a Egwene, mas mesmo assim....
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyTer Fev 19, 2013 1:38 pm

Verin Sedai.

Eu comprei a história dela. Ela não só prestou um grande serviço a Egwene, como a toda a Torre Branca e, porque não, à humanidade...

E ela conseguiu "driblar" o seu novo juramento, pois somente conseguiria revelar a verdade no momento de sua morte...
Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyTer Fev 19, 2013 5:51 pm

Sinceramente, Cassiana, nunca duvidei da Verin. Acredito piamente no que ela disse. Se ela quisesse, ela teria acabado com Egwene, Elayne, Nynaeve, Min e Mat (dentre outros) em diversos momentos. Pelo contrário, ela os ajudou um sem-número de vezes. Uma das coisas que sempre me atraíram no conceito das Aes Sedai é que elas são tão arrogantes e tão prepotentes que acreditam piamente que os fins justificam os meios e que ninguém sabe/pode mais do que elas. Não sei se era o caso da Verin já que ela era uma agente dupla e tinha que satisfazer ambos os lados para que trabalhava, mas no fim ela mesma admitiu que fez várias atrocidades para se manter viva ao longo dos anos. Se fosse o caso apenas de alguém arrependida, imagino que essa parte teria sido omitida.
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyTer Fev 19, 2013 6:04 pm

E os Asha'man seguem o mesmo principio, né? rsrsrs

Brincadeiras à parte. Concordo com os argumentos. Realmente Verin teve oportunidades bem grandes de prestar um serviço aos Forsaken e ao DO.

Os motivos apresentados reais ou não, uma vez que ela estava desobrigada de dizer a verdade, são bem plausíveis e na situação na qual foram revelados, seriam mesmo mais fáceis de serem aceitos e menos questionados.



Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyTer Fev 19, 2013 6:26 pm

Asha'man não seguem princípio algum porque eles são criados para serem armas e em diversos momentos ao longo da série são tratados como ferramentas ao invés de pessoas. Neste caso, a arrogância e a prepotência são do Rand. No No No
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyTer Fev 19, 2013 6:46 pm

Cadsuane Sedai tem razão, aquele garoto precisa mesmo aprender boas maneiras.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyTer Fev 19, 2013 7:25 pm

KKKKKKKKKKKKK Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyQui Jun 13, 2013 10:55 am

Cassiana, 

No Waygate Foundation foram divulgados os três juramentos que vinculam os Darkfriends. Não me lembro se eles aparecem em sua totalidade nos livros... Então coloco abaixo como spoiler.

Spoiler do Waygatefoundation.org:

Ou seja, não sei se elas poderiam mentir para qualquer um...  

Spoiler:

A Verin era uma Aes Sedai do Ajah marrom e sua natureza "arquivista/catalogadora" não nega. Seguindo a premissa dos juramentos, tudo o que ela fez foi em nome do Dark One. Ela manteve seus segredos até a hora de sua morte... Uma sacada genial, para mim, diga-se de passagem.
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyQui Jun 13, 2013 12:23 pm

Ah, sim. Foi mesmo uma ótima jogada do RJ. Sem dúvida. A questão era mesmo o fator da possibilidade de ela ainda não ter sido totalmente sincera, como ela disse que estava sendo. 

Pelo que vc escreveu, Franz, dá para ver isso mesmo. E tem a questão do suicídio e tudo, que comprova mesmo o sacrifício. 

Eu não tinha lido esse juramento tenebroso quando criei o tópico e pensei que a possibilidade dele ser quebrado por um agente da sombra era bem maior. O vínculo entre os agentes e os senhores das sombras sempre me pareceu bem fraco. Algo mais voltado para o temor do que para a devoção.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyQui Jun 13, 2013 1:02 pm

Hehehe. Eu pensava isso também, mas assim não haveria estrutura. Até os Forsaken devem seguir o que seu amo lhes diz... 

Interessante isso né? Ou seja, mesmo dentro de uma estrutura celular como o Black Ajah há juramentos e limitações.
Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyQui Jun 13, 2013 6:35 pm

(mensagem original editada)

Franz, por que você acha que o juramente e seu comentário em particular precisavam ser ocultados como spoilers?
Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptySex Jun 14, 2013 11:51 am

Samuca, 

Fiz com spoiler porque, como dito acima, não sei se no livro os 3 juramentos aparecem nos livros, tal como citados no Waygatefoundation.org. Simples assim. Meu comentário se baseia nos juramentos, então, seguem a mesma lógica.
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptySáb Jun 15, 2013 7:10 pm

Tb não me lembro de ler os juramentos no 12º livro.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyDom Jun 16, 2013 9:34 pm

O ruim é que não estou conseguindo encontrar informações sobre em qual livro são citados/mencionados os três juramentos do Ajah Negro (e não estou com meus livros para conferir se foi no 13o ou não). E nesse Waygatefoundation, eles não informam a fonte... =/
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Seia Doon

Leandro Seia Doon


Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo-SP

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptyDom Jun 16, 2013 10:14 pm

Galera, também fiquei curioso e fui pesquisar a respeito dos "Dark Oaths".

Pelo que entendi, eles não são encontrados de maneira expressa em nenhum lugar da série. Os juramentos apontados no Q&A feito pela Waygate Foundation foram extraídos de várias anotações feitas pelo próprio Jordan, sendo que os textos, embora de teor idêntico, variavam muito em forma.

Assim, por via das dúvidas, acho saudável tratarmos o assunto como spoiler até o The Gathering Storm, considerando os fatos narrados neste livro. E, como tais fatos só acontecem no final do TGS (Capítulo 39), acho melhor só falar abertamente do tema a partir do Towers of Midnight!

O que acham? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptySeg Jun 17, 2013 11:33 am

Quem tiver o TGS pode procurar no capítulo que a Verin conta tudo pra Egwene. Se não me engano, ela fala do último juramento só.
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptySáb Jun 29, 2013 7:03 pm

The Gathering Storm, capítulo 39, página 837, edição mass market paperback

Obs: coloquei o parágrafo inteiro, fica melhor para visualizar a questão do juramento discutida nos comentários anteriores.

"(...)

Verin didn't answer immediately. She simply took another sip of her tea. "The oaths one makes to the Great Lord are quite specific," she finally continued. "And, when they are placed upon one who can channel, they are quite binding. Impossible to break. You can double-cross other Darkfriends, you can turn against the Chosen if you can justify it. Selfishness must be preserved. But you can never betray him. yo can never betray the order itself to outsiders. But the oaths are specific. Very specific." She looked up, meeting Egwene eyes. "'I swear not to betray the Great Lord, to keep my secrets until the hour of my death.' That was what I promised. Do you see?"

(...)"
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptySáb Jun 29, 2013 10:13 pm

Obrigado, Cassiana. Eu sabia que tinha alguma coisa no livro a respeito. Agora, seriam dois ou três Juramentos? Question Question Question 
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptySáb Jun 29, 2013 10:59 pm

Exatamente como o Franz falou nos comentários anteriores, ela cita o juramento 3: não trair o DO e guardar os segredos até a hora da morte.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai EmptySeg Jul 01, 2013 10:11 am

De acordo com as anotações do Criador, conforme publicadas pela Waygate Foundation, são três juramentos.

Obrigado pela citação, Cassiana! Eu realmente não lembrava se eram citados textualmente no livro. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Redenção de Verin Sedai Empty
MensagemAssunto: Re: Redenção de Verin Sedai   Redenção de Verin Sedai Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Redenção de Verin Sedai
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentação da Cassiana Sedai
» Mais uma (futura) Sedai na área...
» Resenha de The Gathering Storm, por Cassiana Sedai

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Wheel of Time Brasil :: Em Tel'aran'rhiod - Falando sobre Wheel of Time :: Discussões sobre os livros :: Até o livro 12: The Gathering Storm-
Ir para: