Wheel of Time Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para discussão, troca de informações e experiências entre os leitores e aficcionados pela série Wheel of Time (A Roda do Tempo) de Robert Jordan.
 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 O Ajah Vermelho

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Kitty Sedai
Amyrlin Seat
Kitty Sedai


Mensagens : 127
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 104
Localização : Porto Alegre

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyTer Fev 19, 2013 7:15 pm

Nutro uma profunda simpatia - e porque não dizer?, uma profunda identificação - com o Ajah Vermelho. Sei que sou exceção; dentro e fora dos livros, poucas pessoas parecem gostar dessas moças, que fazem um trabalho terrível e perigoso, porém necessário, e nunca, mas nunquinha, recebem qualquer tipo de agradecimento...

Nem mesmo Robert Jordan, o Criador cuja mente as concebeu, as trata com carinho. Às vezes, até tenho a impressão de que (como J. K. Rowling com a Casa Slytherin, "de onde saíram todos os bruxos que se entregaram às Trevas") ele só via o Ajah Vermelho como uma espécie de grande lixeira, onde jogava quase tudo o que havia de ruim e imprestável na Torre Branca.

A mulher é rude, mal-educada, arrogante, daquelas que dá vontade de encher a cara de tabefes? Há pelo menos 80% de chance dela pertencer ao Vermelho - talvez até mais! É uma bruxa mal-intencionada? Provavelmente é do Vermelho! Uma Amyrlin é incompetente, tirânica, ou simplesmente maluca, e está presntes a levar a Torre à destruição? Adivinhem só de qual Ajah ela saiu...

Claro que há exceções, mas essa parece ser a regra. Que tristeza! Crying or Very sad

(Sim, isso é um desabafo. Estou relendo os livros e acabo de me deparar com a Liandrin).
Ir para o topo Ir para baixo
https://wotbrasil.forumeiros.com
Leandro Seia Doon

Leandro Seia Doon


Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo-SP

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyTer Fev 19, 2013 8:05 pm

Entendo a sua posição, mas acho compreensível a situação do Ajah Vermelho na obra.

No fundo, ele é a personificação de algo que o Jordan critica praticamente a série toda: a intransigência e a falta de comunicação entre os indivíduos.

Várias situações poderiam ser evitadas se os personagens conversassem, se abrissem mão de orgulho e preconceitos e trabalhassem juntos. E, toda vez em que não fizeram isso, o problema não só não foi solucionado, como possivelmente aumentou de dimensão (não vou citar nenhuma situação, pois o tópico é aberto a todos os leitores, de iniciantes a veteranos, e não quero dar spoilers).

Evidentemente, isso não é algo exclusivo do Ajah Vermelho. O Mat tem inúmeros momentos de intransigência, assim como o Rand, a Elayne, a Egwene, a Nynaeve, etc.

Mesmo assim, não deixa de ser interessante colocar tal intransigência de forma caricatural em um grupo específico dentro das Aes Sedai, mulheres que deveriam ser a fonte de luz e conhecimento do mundo conhecido, pra deixar super nítida as consequências dessa inflexibilidade de pensamento!

Tudo o que me permito dizer a respeito do assunto é: continue lendo! O título de um capítulo do AMoL diz muitíssimo acerca do tema, hahahahaha! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyTer Fev 19, 2013 8:47 pm

O meu Ajah é igualmente mal visto, Kitty.

Acham que todas nós, Verdes, somos libertinas e só queremos Guardiões para um único fim: fazermos deles nossos amantes Mad

Peço para vincular alguém e o cara já vai achando que vai rola besteira

Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyQua Fev 20, 2013 10:52 am

Eu gostaria de saber uma coisa: em que momento a organização "AES SEDAI" criou essa divisão dos Ajahs por cores.

Penso eu que foi depois da "Breaking", certo?

Cada Ajah foi criado com um fim específico e faria sentido que tal divisão de cores (as quais juntas, numa espécie de disco de Newton, formam o Branco) tivesse sido criado após a Quebra. Alguém sabe?

Viajando um pouco... Pensem no antigo símbolo dos Aes Sedai (A Presa do Dragão - um símbolo maligno - e a Flama De Tar Valon - unicamente para denotar as mulheres Aes Sedai). Depois da quebra, se separaram... Vejam que a própria Quebra do Mundo foi ocasionada por falta de diálogo entre homens e mulheres.

Para mim, isso confirma o que o Leandro disse...
Ir para o topo Ir para baixo
Kitty Sedai
Amyrlin Seat
Kitty Sedai


Mensagens : 127
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 104
Localização : Porto Alegre

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyQua Fev 20, 2013 11:21 am

Acho que o problema é justamente que a coisa ficou caricatural demais....
Ir para o topo Ir para baixo
https://wotbrasil.forumeiros.com
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyQua Fev 20, 2013 12:24 pm

assim como em relação às irmãs Cinzas e as Marrons...
Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyQua Fev 20, 2013 12:25 pm

Até mesmo com relação às Verdes, Amarelas e Azuis!!!

Todas são caricatas, salvo poucas exceções...
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyQua Fev 20, 2013 4:03 pm

Citação :
Eu gostaria de saber uma coisa: em que momento a organização "AES SEDAI" criou essa divisão dos Ajahs por cores.

Penso eu que foi depois da "Breaking", certo?

Franz, acredito que o livro The World of Robert Jordan's The Wheel of Time, deve ter alguma coisa sobre isso. Você tem, não é? Quando puder dê uma olhadinha, que até que fiquei curiosa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyQua Fev 20, 2013 4:04 pm

Eu não lembro... ahahhaha e estou no trabalho... não lembro mesmo!

Razz

Vamos ver se tem algo lá.

Preciso ler ele inteiro... não consegui ainda...

Mas estou pensando nesse livro como um projeto futuro... rs
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyQua Fev 20, 2013 4:12 pm

Hahaha!!!

Preocupa não. É para quando vc puder mesmo.

Acho que na wiki dá série deve ter algo sobre isso. Depois eu olho lá.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyTer Fev 26, 2013 10:44 am

Cassiana, o "Guide" tem várias informações interessantes.

Na Era das Lendas não se usava "Ajah", mas "ajah" (minúsculo).

Neste contexto, ajah era um grupo temporário de pessoas unidas por um propósito específico, situação que permaneceu durante os primeiros séculos apos o "Breaking", especialmente durante a fundação da atual Torre Branca, quando existiam mais ajah do que agora.

O "Guide" diz que Elisane Tishar, aquela que viria a se tornar a primeira Trono de Amyrlin, pertenceu a um dos mais de doze grupos de mulheeres que "Sat" (tinham uma cadeira... rs) para cada ajah.

Em 98 pós "Breaking", o número de ajah diminiu de 12 para 7, embora não seja conhecido se estes 7 tinham algum propósito pareido com o dos atuais sete Ajahs, nem quais eram os propósitos de cada um destes ajah.

Ao final do segundo século pós "Breaking", existiam sete Ajahs, não mais se utilizando a forma ajah com letra minúscula.

Isso é bem interessante e mostra que não sabemos nada. Apenas que antigamente eram muitos grupos e agora são apenas 7.

Que bom, né? XD

Mas faz ainda mais sentido, para mim, a questão dos membros de cada Ajah ser caricato, uma vez que a atual divisão em 7 Ajahs surgiu após o Breaking. A "estereotipização" é fruto das próprias Aes Sedais de cada um dos Ajahs, embora provavelmente o significadp original do que era a função de um "ajah" tenha se perdido nas brumas do tempo.

Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyTer Fev 26, 2013 10:49 am

A propósito: o Ajah Vermelho é o mais numeroso. Um quinto da Torre Branca atual é de irmãs vermelhas.
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyQui Mar 21, 2013 9:02 pm

Nossa, bem interessante, Franz. Realmente não sabemos nada. Como gostaria que o RJ estivesse vivo, quem sabe quantas coisas mais ele poderia ter publicado sobre a série, principalmente sobre a Era das Lendas. Sad
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho EmptyQui Mar 21, 2013 9:35 pm

Esquema é esperar a boa vontade da viúva... ver se ela lança mesmo, após um ano do lançamento do AMOL, a tal da Enciclopédia Oficial do WOT...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O Ajah Vermelho Empty
MensagemAssunto: Re: O Ajah Vermelho   O Ajah Vermelho Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O Ajah Vermelho
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» [CUIDADO: SPOILER ToM) Ajah Vermelho em festa!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Wheel of Time Brasil :: Em Tel'aran'rhiod - Falando sobre Wheel of Time :: Discussões sobre os livros :: Geral-
Ir para: