Wheel of Time Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para discussão, troca de informações e experiências entre os leitores e aficcionados pela série Wheel of Time (A Roda do Tempo) de Robert Jordan.
 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Quais suas impressões iniciais sobre o livro?

Ir para baixo 
+2
Samuca
Franz, Escola de Cairhien
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySex Fev 08, 2013 1:52 pm

... e então a Última Batalha chegou ao final. Uma Era se encerra e uma nova Era se inicia.

Sabemos como ela terminou oficialmente, mas ainda temos muitas histórias não contadas.

Eu, particularmente, gostei muito do livro. Fiquei extasiado com a desenvoltura da Mat e a batalha de Rand com o Senhor do Escuro. Lan se tornou um dos meus favoritos. Gostei do final da Egwene e do seu Warder (hehehehehehe). A chegada Demandred não me surpreendeu, mas eu gostei do desenvolvimento (ainda que tímido, já que ele aparece mesmo apenas neste livro) do personagem. Fiquei sentindo que o Logain poderia ter mais glória. Enfim. Gostei de muita coisa, mas não gostei de outras tantas também. Cool

Visando inaugurar este painel, sugiro começar pelo prólogo. Eu gostei da surpresa dos Samma N'Sei no final do ToM, até porque era uma introdução inesperada, já no final da saga, praticamente. Mas de cara eu já imaginei que pudessem ser canalizadores Aiel homens. Com os meses, passei a pensar que não seria muito necessário, a esta altura do campeonato (no final, introduzir uma nova gama de personagens?). Mas aí pensei: pô, mas os Dreadlords virão apenas da Dark Tower? Aí me conformei e passei a acreditar que realmente seria necessário: se a Sombra passou tanto tempo criando um mega exército de Trollocs e Nazgûl, digo, Myrddraal, pq não de Dreadlords?

Mas o principal ponto: eu passei a gostar ainda mais do Talmanes no fim do prólogo, mas... sinceramente? Acho que teria sido mais digno se ele tivesse morrido mesmo... Afinal, é o fim dos tempos, diaxo! As pessoas morrem mesmo! Twisted Evil

Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySex Fev 08, 2013 2:28 pm

Franz, quanto mais reflito sobre o livro mais me vêm à mente a certeza de que o prazo apertou e o final foi feito "nas coxas". Existe uma série de desenvolvimentos do próprio livro que são abandonados em meio À Batalha Final. Por exemplo, a Egeanin, que fica para lá e para cá, vira Guardiã e depois simplesmente é esquecida. O desenvolvimento do livro é fantástico, mas o final é irrisório. Padan Fain aparece e morre duas páginas depois de uma maneira que sequer tem uma descrição adequada ou à altura do personagem e da ameaça que ele representava. A morte de Lanfear não fica muito atrás. Dentre outras.

O que você acha?
Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySex Fev 08, 2013 2:31 pm

Quanto à sua pergunta sobre o Talmanes, concordo com você que ele deveria ter morrido. Não tenho nenhum problema com o personagem e acho interessante que ele finalmente recebeu uma certa profundidade, mas do ponto de vista literário ele cumpriu o papel dele no prólogo, salvando os Dragões e o povo de Caemlyn, depois se tornando apenas um personagem qualquer sem sentido na trama. Não há personagem melhor do que um cuja história tem começo, meio e fim.
Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySex Fev 08, 2013 2:55 pm

Caro Samuca,

Realmente fiquei triste com o desenvolvimento... Não é que esteja (de todo) ruim, mas parece que ficou incompleto... como se tivessem cortado coisa. Eu realmente também estou, cada vez mais, achando que o prazo ficou curto e a acabou ficando td nas coxas... Triste fim para algo tão grandioso.

Samuca escreveu:
"a Egeanin, que fica para lá e para cá, vira Guardiã e depois simplesmente é esquecida. O desenvolvimento do livro é fantástico, mas o final é irrisório"

Estava esperando uma grande participação da Egeanin depois que ela virou warder. Depois sumiu... Péra... como assim sumiu? Pois é meu... O marido dela também, que teve um ótimo desenvolvimento para aprofundar as relações SeanchanxWestlands, sumiu... Virou um acessório dos mais dispensáveis...

Samuca escreveu:
"Padan Fain aparece e morre duas páginas depois de uma maneira que sequer tem uma descrição adequada ou à altura do personagem e da ameaça que ele representava. A morte de Lanfear não fica muito atrás. "

Nossa... A cada capítulo eu pensava: agora que é a hora, lá vem o Padan Fain pra causar e destruir tudo... O Slayer teve muito mais relevância, no final das contas, já que o Perrin teve várias cenas tentando caça-lo. BTW... o Perrin... foi realmente bem "forçado" o turning point dele, naquela conversa de dois paragrafos com Mestre Luhann.... Ai ai ai

Lanfear... não tenho nem palavras para descrever a decepção que tive com o final dela... Ela e Elan podiam ser TÃO mais relevantes pro fim da saga...

Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySex Fev 08, 2013 2:56 pm

Samuca escreveu:
Quanto à sua pergunta sobre o Talmanes, concordo com você que ele deveria ter morrido. Não tenho nenhum problema com o personagem e acho interessante que ele finalmente recebeu uma certa profundidade, mas do ponto de vista literário ele cumpriu o papel dele no prólogo, salvando os Dragões e o povo de Caemlyn, depois se tornando apenas um personagem qualquer sem sentido na trama. Não há personagem melhor do que um cuja história tem começo, meio e fim.

Eu também não tenho nada contra ele e, neste Prólogo, até passei a gostar mais dele, já que ele era, praticamente, o Líder do Bando na ausência do Mat. Mas sim: pra mim ele cumpriu a função dele aí... seu sacrifício seria épico. Depois, ele ficou sem graça, só comandando os Dragões com a Aludra...

Aliás, nessa Batalha, o Bando ficou bem diminuído, não acha?

Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySex Fev 08, 2013 3:23 pm

Diminuído demais até. E a expressão que você usou ("seu sacrifício seria épico") traduz tudo e poderia ser utilizado para quase todos os personagens que não morreram. Na realidade, eu meio esperava/torcia para que quando finalmente soassem a Tromba de Valere, que todos os mortos da Batalha saíssem galopando por aí em suas formas etéreas porque sinceramente não sei você, mas se eu fosse um zé ninguém que tivesse que marchar contra um exército de canalizadores conjurando bola de fogo e balefire sem piedade, eu seria um puta de um herói!

E conforme eu disse anteriormente, quanto mais reflito mais tenho a certeza que BS concluiu o livro às pressas, provavelmente por questões editoriais para a data de lançamento ser mantida. Com certeza seria impossível dar fim a cada personagem secundário e terciário, mas justamente por isso seria melhor focar apenas nos que poderiam fazer diferença e pronto. É por essas e outras que tenho medo do final de ASoIaF. Martin não tem metade da capacidade de BS de lidar com diversos personagens em uma mesma cena. Obviamente que se a saga tivesse sido escrita por BS desde o princípio, ele sequer teria tantos personagens para lidar, mas mantenho o que eu disse.
Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySáb Fev 09, 2013 6:14 am

Estava dando uma olhada num vídeo do BS falando sobre AMoL e comecei a fuçar as críticas sobre o livro até encontrar esse trecho escrito por Bryan Maygers:

"Unfortunately, the relentless pace of action and heavy focus on military movements also makes A Memory of Light feel fairly one-dimensional for a book of its length and especially in comparison with earlier parts of the series. A few standout scenes provide much needed depth to the clashes -- one early exchange between Rand and his father is a particularly moving moment and many of the sequences featuring Egwene are highlights that only build on her awesome character progression. Yet these scenes seem few and far between considering the sheer number of characters and plot lines available to commingle. Additionally, some elements -- characters, artifacts, prophesies -- that have long seem billed to play a major role in the final confrontation simply don't pan out, while other previously minor elements take on decisive parts. Several reunions between characters and sideplot resolutions that would have been both pleasing to fans and opportunities for emotional moments either happen offstage or do not happen at all. It's not that the action is ever not exciting or well-crafted, but that it sometimes seems weakly linked to the 23 years of preceding material.

"Still, there is no shortage of powerful moments, both triumphant and tragic. Loyal Wheel of Time readers will long feel immense gratitude to Robert Jordan and Harriet McDougal for ensuring that the series would see a conclusion and to Sanderson for taking on the colossal work of executing it. That the book is over 900 pages and the most common criticisms will likely be things that were left out or given short shrift is a testament to the vastness of Jordan's world. And though members of the passionate fan community will inevitably quibble with some of the happenings and nonhappenings, A Memory of Light's conclusion provides an ending that feels equal to the grand scope of the work and true to the series' strongest themes."
Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySáb Fev 09, 2013 6:30 am

Outro trecho de outra crítica, que também achei interessante publicar aqui (porque infelizmente não posso colocar endereço algum nas mensagens =/):

"Here’s the list of things that I said before reading the final book would need to be addressed in order for the conclusion to be successful, along with my take on whether the book addressed the issue or left us hanging:

"Tarmon Gai’don (the Last Battle): Check. The last battle is fought, almost interminably, in this book.
The Aiel: Their fate is addressed, but not totally determined, by the end.
The Seanchan: Check. Their role in the last battle is shown.
The Aes Sedai: Check. The fate of the White Tower and their plans for the future are shown.
The Sea Folk: They play only a minor role in the final book.
The Ogier: Loial makes an appearance and the Ogier play a role in the last battle.
The Borderland Army: Check. The issue of the Borderlanders leaving the Blight is addressed and their armies play a central role in the last battle.
Lan’s ride to Tarwin’s Gap: Double check. Lan is front and center in the last battle. What a stud.
The Seals on the Dark One’s prison: Check. The seals play a central role in the plot, though I’m not convinced the weay they are handled totally makes sense.
Shadar Haran: He is mentioned, though again, the way he is handled is not very satisfying at all.
Rand and Lews Therin Telamon: Check. The relationship between the two is explained pretty well, although there are still unanswered questions.
Nynaeve and Lan: Check. Nynaeve also plays her expected role and their fate is shown.
Moiraine and Thom: Check. Both play a role in the last battle, and their fate is shown.
Egwene and Gawyn: Check. Both play very central roles in the last battle, and their fate is shown.
Galad and the Children of the Light: The fate of the Children is not really specified, but is implied. Galad’s fate and his relationship with Berelain is shown.
Lan as King of Malkier: Check and double check.
Luc and Isam/Slayer: This is disappointing because it is never really adequately explained what Luc has to do with Isam or how they became linked, and whether one or both is actually Slayer.
Tel’aran’rhiod: Disappointing. Shown only with Perrin as part of the Wolfdream. The other characters’ knowledge and expertise in this area is just dropped. A lot of unanswered questions here.
Perrin and Faile: Check, although with qualifiers. They play central roles in the last battle but their part of the story is somewhat disappointing, especially with regard to Faile.
Mat and Tuon: Check. They play very central roles in the last battle and provide a lot of humorous moments.
Matt and the Band: They play very central roles in the final battle and their fate is shown.
Rand and Elayne/Min/Avienda: Check. The fate of Rand and his three girlfriends is shown.
Elayne’s twins (finally): No. We get no birth scene!!!
Birgitte Silverbow and Gaidal Caine: Check. Birgitte plays an important role in the last battle and their fate is shown.
Moridin: Surpisingly, he really plays only a minor role in the last battle.
Moridin/Ishamael and his link to Rand/Lews Therin Telamon: The link isn’t explained, but it plays a major role in the end.
Demandred: Check. He plays a starring role in the final battle, which is good because we’ve seen almost nothing of him until now.
Graendal: Check. She plays a role in the final battle and her surprising fate is shown.
Cyndane: Check. Again, her fate is a surprise.
Moghedien: Check. Her fate is kind of expected.
Logain and Mazrim Taim: Both play central roles in the last battle and their fates are shown."


PS. Em negrito uma das minhas maiores decepções do livro.
Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyQui Fev 14, 2013 8:21 am

Foda... fiquei BEM frustrado com o Shadar Haran...

Ele simplesmente aparece "morto", como um casulo de uma borboleta, necessário para dar "origem", nas Westlands, à Escuridão que existe naquela caverna em Shayol Ghul.

(Pergunta: ali não é o Bore, é?)

Essa crítica aí é bem bacana... reflete bem algumas coisas... enfim.

Samuca, quando o Rand fala com o Dark One pela primeira vez, ele fala (ou pensa) que já ouviu essa voz antes. Em termos de "acontecimentos on screen", tenho quase certeza que é naquela parte, ao final de TEotW, quando o Rand massacra os exércitos Trollocs no gap. Vc concorda?

E com relação ao próprio Olho do Mundo... Eu achei que ele teria algum papel a desempenhar ainda... talvez fosse o "brilho dourado" que a Nynaeve viu quando tentou tirar a loucura do Rand. Ficar só como uma "reserva de saidin e saidar intocada", que o Rand acessou "apenas" para limpar o gap... achei que ficou meio "fraco"... rs

No final das contas, vc entende que foi a loucura do Taint que trouxe as memórias de Lews Therin Telamon?
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Seia Doon

Leandro Seia Doon


Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo-SP

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySáb Fev 16, 2013 6:57 pm

Não li as mensagens anteriores, pois ainda não terminei o livro e não quero estragar nenhuma surpresa, hahahaha!!

Só que, faltando exatas 220 páginas pra terminar a série, uma coisa me preocupa e me instiga: CADÊ A PORRA DO PADAN FAIN???

Sei que a obra precisa de conclusão, que há dezenas de personagens envolvidos nas diversas tramas paralelas - bem, neste ponto não mais tão paralelas assim, mas unas - e que nós, fãs, queremos avidamente conhecer seus destinos. Mas, tipo, sério que, em 692 páginas, não houve um único parágrafo pra citar um dos personagens mais intrigantes da obra?? Um cara que personifica um "mal além do mal"?? Tem trechos mostrando o ponto de vista da SILVIANA, pelo amor de deus!! Shocked

Só me falta o Padan Fain surgir do nada no meio da batalha em Shaiol Ghul! Se isso acontecer, vou começar a acreditar que ele não passa de um "Gollum genérico"...

Bom, desculpem pelo desabafo, hehehehehe!!! Bora acabar a leitura pra entrar de vez na discussão com vocês!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyDom Fev 17, 2013 7:41 am

Bem, já comentei isso algumas mensagens acima, Leandro. Mas como você não terminou de ler o livro, sugiro você continuar sem ler as mensagens. =P

Aliás, se alguém tiver interesse em ler algumas críticas a AMoL na íntegra:

Bryan Maygers' AMoL Review

Kultureblog's AMoL Review

Before It's News' AMoL Review

Leigh Butler's AMoL Review
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Seia Doon

Leandro Seia Doon


Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo-SP

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyDom Fev 17, 2013 8:16 am

Beleza!! Faltam pouco mais de 100 páginas, e aí entro de vez na conversa!!

Também estou curioso pra ler algum review na íntegra. Até agora evitei fazer isso - mesmo os tais "reviews sem spoilers", pois eles sempre deixam passar alguma coisa, ainda que sem querer.

Ontem já conversei com o Franz algumas de minhas impressões até este momento da obra, e depois que eu concluir a leitura (o que acontecerá hoje, certamente) vou elencá-las aqui pra gente debater!!

Abraços, e bom domingo a todos!!
Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySeg Fev 18, 2013 9:10 am

Caras, eu até curti a ideia do Shaidar Haran ser tipo uma larva do DO...

Mas porra.. tinha que ser tudo "off screen"?

Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySeg Fev 18, 2013 9:17 am

Eu estava esperando que a real batalha do Rand fosse contra o Shaidar Haran. Adorei a maneira com a qual BS executou o conflito de Rand contra o "vazio" do Sombrio, mas eu teria encontrado uma maneira de fazer com que Rand lutasse duramente contra Shaidar Haran (e apenas com a habilidade de espadachim já que SH tinha a habilidade de impedir que outrem canalizasse perto dele) apenas para depois de conseguir derrotá-lo, Rand descobrir que a verdadeira batalha estava prestes a acontecer.
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Seia Doon

Leandro Seia Doon


Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo-SP

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptySeg Fev 18, 2013 5:40 pm

Terminei!!! Agora posso participar das discussões!! Espero - não, tenho certeza! - de que isso eliminará um pouco do vazio que o fim da série deixou em mim Sad

Estou bastante emocionado, essa é a verdade. Achei o desfecho muito bom, digno da série. Resolveu a trama de uma forma muito diferente da que eu teria eleito, e ouso dizer, de uma maneira brilhante.

Adorei a forma como a luta entre Rand e Shai'tan se desenvolveu. Um duelo de vontades; uma colisão racional e ao mesmo tempo primal entre duas forças elementares. O uso dos dois poderes combinados (True Power e One Power) foi espetacular! Mais: como eu dizia ao Franz em conversa privada, achei que a forma como o Rand manuseou saidin e saidar nos induz a algumas reflexões, mas depois volto a esse tema. Neste post quero falar mais do livro em si. Até porque, como é óbvio, a narrativa não fica exclusivamente na luta entre Rand e Dark One.

O papel dos outros dois Ta'verem também foi bastante interessante. O Perrin recebeu um destaque merecido, resgatando-o do "descaso" com o qual foi tratado em boa parte da série. E o Mat, sempre aflorando o lado cômico da série, foi bastante sólido no papel de general, ainda que de uma forma absolutamente diferente de suas atuações anteriores nesse sentido.

O Olver soprar a Horn of Valere foi genial. Embora tenha sacado lá pelo meio da série que o Mat tinha morrido nas mãos do Rhavin e ressucitado quando o Rand matou o Forsaken com Balefire, estupidamente nunca me liguei de que isso teria quebrado seu vínculo com a Horn! Até porque, se o Balefire apaga um tread no Pattern, logo a morte de fato nunca ocorreu! De toda forma, ponto pro RJ e pro BS!!

O Androl foi um dos personagens mais legais do livro!! Lia as passagens dele e da Pevara com ansiedade, me deliciando na relação entre os dois; relação esta que só me fazia perguntar a todo momento "Porquê cazzo os demais canalizadores não tentam isso!!!???!!!??"!

Enfim... Posso citar vários dos pontos de destaque do livro - que, repito, me deixou bem satisfeito. Isso, porém, não apaga os também vários pontos fracos...

O livro é mesmo, como disseram em algumas críticas por aí, "manobras de guerra e trollocs voando". É tanta tática e estratégia militar que em alguns pontos fica até difícil compreender. E isso é ruim pra mim, pois sou um cara muito imagético, que gosta de visualizar a cena em seus mínimos detalhes.

Mas acho que dá pra relevar esse ponto. Primeiro, porque PORRA, A SÉRIE TODA É DIRIGIDA PRA ISSO!!! Então, é no mínimo coerente que a batalha final, Tarmon Gai'don, tome conta do AMoL! Em segundo lugar, como lembrou um amigo ao comentar o livro, a conclusão da série era pra ser sido lançada em apenas um volume, que acabou virando três. Talvez, em um único volume (coisa que, sinceramente, não consigo imaginar), tudo ficasse mais equilibrado, não deixando a impressão de que o livro todo se passa num campo de batalha. A estrutura escolhida pela editora, pelo Sanderson e pela Harriet certamente prejudicou o resultado final.

A loucura do Demandred me pareceu forçada demais. A todo momento foram dados argumentos pra justificar sua insanidade, ou até pra reprová-la, então, do ponto de vista racional, é possível compreendê-la. Mas, sei lá... Me pareceu muito artificial. Os argumentos se encaixavam, mas pareciam tijolos encaixados à força, como um quadrado enfiado no buraco do círculo, saca?? Sério que o Demandred ia passar a batalha toda berrando pelo Rand e não ia nunca desconfiar que ele já estaria em Shaiol Gul??

Concordo também que Shaidar Haran foi pessimamente explorado. Nem acho que ele precisaria ter chegado a combater com o Rand ou coisa assim. Mas acho que ele poderia ter pelo menos mantido algum diálogo com o Rand, pra depois se desfazer como uma casca de larva que já não mais comporta o inseto adulto.

Padan Fain foi o pior de todos. Legal, gostei da trinca corpo-Mashadar, mente-Padan Fain e alma-adaga de Shadar Logoth, originando o Shaidan. Só que porquê diabos isso só apareceu a menos de 50 páginas pro final?? E porque se resolveu tão simplesmente?? Esse "mal além do mal" que ele representava poderia ter sido muuuuuuuuuuuuito melhor explorado!!

Moridin também teve uma participação pequena pro tamanho do personagem... Poderia ter sido mais decisivo até na vitória do Rand, enxergando o que o Rand enxergou durante a luta e mudando de lado. Seria muito mais interessante do que ter sido apenas um poço inesgotável de True Power... Aliás, alguém poderia me explicar como diabos concluíram que a falha de Callandor era deixar seu usuário sujeito ao controle??? Achei legal o uso dado à espada que não é uma espada, mas isso ficou aberto, sem explicação nenhuma.

Enfim... Tenho mais pontos a discutir, tanto prós quanto contras. Aos poucos vou soltando, conforme a conversa caminhar!!

Apenas reitero que estou bem satisfeito, e com aquele misto de felicidade e tristeza por ter acabado a obra!!
Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyTer Fev 19, 2013 1:48 pm

Samuca, para citação: basta usar o botãozinho com dois balões de diálogo ao lado do "U" de underline para começar a citação e, após, apertar ele novamente.

Ou então digite o código, entre colchetes, "quote" (sem as aspas) quando iniciar a citação e depois, também entre colchetes, "\quote" (também sem as aspas) para fechar a citação. O texto você coloca entre os dois códigos e feito!

exemplo:

(abre colchete)quote(fecha colchete) TEXTO CITADO (abre colchete)/quote(fecha colchete)

Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyTer Fev 19, 2013 3:47 pm

Obrigado por ajudar este leigo, Franz. Em outros fóruns dos quais participo(ei), a opção de citação fica junto às mensagens anteriores, então, eu achei que ela estava faltando mesmo. tongue

Voltando à atenção aos comentários do Leandro:

Citação :
(...) Adorei a forma como a luta entre Rand e Shai'tan se desenvolveu. Um duelo de vontades; uma colisão racional e ao mesmo tempo primal entre duas forças elementares. O uso dos dois poderes combinados (True Power e One Power) foi espetacular! Mais: como eu dizia ao Franz em conversa privada, achei que a forma como o Rand manuseou saidin e saidar nos induz a algumas reflexões, mas depois volto a esse tema.(...)

A que exatamente você se referiu neste ponto, Leandro? Que reflexões foram essas?

Citação :
O Olver soprar a Horn of Valere foi genial. Embora tenha sacado lá pelo meio da série que o Mat tinha morrido nas mãos do Rhavin e ressucitado quando o Rand matou o Forsaken com Balefire, estupidamente nunca me liguei de que isso teria quebrado seu vínculo com a Horn! Até porque, se o Balefire apaga um tread no Pattern, logo a morte de fato nunca ocorreu! De toda forma, ponto pro RJ e pro BS!!

Concordo com você que me surpreendi bastante (e no ótimo sentido) com Mat não estar mais ligado à Trombeta, mas ainda não consigo tirar da cabeça o que Hawkwing disse a ele de que Mat já havia perdido a ligação com a Trombeta antes de ser enforcado em Rhuidean (que por sinal, Leandro, é antes da outra morte dele, obra de Rahvin, e ainda anterior à morte dele em Ebou Dar quando um prédio cai em cima dele). Realmente não me recordo de nenhuma vez que Mat morreu ou quase morreu antes disso, e a única explicação que consigo imaginar para ele ter perdido a ligação com a Trombeta foi quando ele atravessou os Portais para o mundo dos Aelfinn e dos Eelfinn. Da mesma forma que Lan sentiu a conexão dele com Moiraine finalizada quando ela atravessou o portal de Rhuidean, acreditando-a morta, talvez Mat tenha perdido todas as conexões com o mundo de Randland. Há furos na minha teoria, mas não consigo pensar em nenhuma outra explicação.

Citação :
O livro é mesmo, como disseram em algumas críticas por aí, "manobras de guerra e trollocs voando". É tanta tática e estratégia militar que em alguns pontos fica até difícil compreender. E isso é ruim pra mim, pois sou um cara muito imagético, que gosta de visualizar a cena em seus mínimos detalhes.

Concordo novamente com você. Eles até incluíram aquele mapa dos Campos de Merrilor, mas algumas manobras ainda assim não fizeram sentido para mim, como aquelas em que exércitos ficavam cercando os mesmos pontos vindos de direções diferentes e não se atacavam, ou como poderia haver reservas quando se tem a capacidade de usar Portais, etc.

Citação :
Mas acho que dá pra relevar esse ponto. Primeiro, porque PORRA, A SÉRIE TODA É DIRIGIDA PRA ISSO!!! Então, é no mínimo coerente que a batalha final, Tarmon Gai'don, tome conta do AMoL! Em segundo lugar, como lembrou um amigo ao comentar o livro, a conclusão da série era pra ser sido lançada em apenas um volume, que acabou virando três. Talvez, em um único volume (coisa que, sinceramente, não consigo imaginar), tudo ficasse mais equilibrado, não deixando a impressão de que o livro todo se passa num campo de batalha. A estrutura escolhida pela editora, pelo Sanderson e pela Harriet certamente prejudicou o resultado final.

Não sei se prejudicou ou se ajudou neste ponto. Certamente que havia pontas soltas demais que precisavam ser resolvidas (e nós sabemos quantas ainda ficaram sem solução ou com uma daquelas que não agradou ninguém mesmo assim), mas eu certamente esperava que AMoL não se resumisse a uma guerra/batalha. E mais do que tudo eu queria que houvesse algo após Tar'mon Gaidon ao invés de uma pira fúnebre onde sequer são citados todos os sobreviventes dentre os personagens da saga.

Citação :
A loucura do Demandred me pareceu forçada demais. A todo momento foram dados argumentos pra justificar sua insanidade, ou até pra reprová-la, então, do ponto de vista racional, é possível compreendê-la. Mas, sei lá... Me pareceu muito artificial. Os argumentos se encaixavam, mas pareciam tijolos encaixados à força, como um quadrado enfiado no buraco do círculo, saca?? Sério que o Demandred ia passar a batalha toda berrando pelo Rand e não ia nunca desconfiar que ele já estaria em Shaiol Gul??

Tenho uma perspectiva diferente neste ponto. Demandred tem uma e apenas uma obsessão na vida dele pelos últimos 3.500 anos: Lews Therin. Uma pessoa obcecada como ele não vê nada além do que ele deseja ver. Sangue e cinzas! Posso dar vários exemplos disso na vida real. Mas novamente tenho de concordar com você de que um Forsaken, com um sa'angreal poderia ter feito muito mais do que ele fez. Ainda assim, Demandred, que nunca fez nada além de ter "ajudado" os Shaido e ter se infiltrado na Torre Negra, teve importância demais no final e recebeu um fim glorioso se comparado aos de Lanfear ou Moridin...

Citação :
Concordo também que Shaidar Haran foi pessimamente explorado. Nem acho que ele precisaria ter chegado a combater com o Rand ou coisa assim. Mas acho que ele poderia ter pelo menos mantido algum diálogo com o Rand, pra depois se desfazer como uma casca de larva que já não mais comporta o inseto adulto.

Padan Fain foi o pior de todos. Legal, gostei da trinca corpo-Mashadar, mente-Padan Fain e alma-adaga de Shadar Logoth, originando o Shaidan. Só que porquê diabos isso só apareceu a menos de 50 páginas pro final?? E porque se resolveu tão simplesmente?? Esse "mal além do mal" que ele representava poderia ter sido muuuuuuuuuuuuito melhor explorado!!

O fato de Shaidar Haran sequer aparecer é um dos muitos acontecimentos que nutrem minha teoria de que o final do final foi escrito às pressas. Não quero nem dizer o que acho da forma como Fain foi utilizado porque me contorço de raiva só de lembrar. LUZ! Ele é um dos personagens originais da série! Ele merecia um fim mais digno e uma importância maior. De outra forma, era melhor que ele tivesse morrido lutando contra Rand ou em Far Madding ou em Haddon Mirk.

Citação :
Moridin também teve uma participação pequena pro tamanho do personagem... Poderia ter sido mais decisivo até na vitória do Rand, enxergando o que o Rand enxergou durante a luta e mudando de lado. Seria muito mais interessante do que ter sido apenas um poço inesgotável de True Power... Aliás, alguém poderia me explicar como diabos concluíram que a falha de Callandor era deixar seu usuário sujeito ao controle??? Achei legal o uso dado à espada que não é uma espada, mas isso ficou aberto, sem explicação nenhuma.

Já disse o que penso sobre o fim de Moridin. Por um lado penso que a falta de explicações para diversas coisas pode ter sido proposital de modo a manter a obra sempre viva através das discussões, assim como a ausência de descrição do que aconteceu com aqueles personagens, com o mundo, etc., permitindo que cada um de nós imagine como tudo terminou. Mas por outro lado é como se a obra ainda estivesse incompleta.

Então, na prova dos nove fora, estou feliz com o livro, enormemente triste e saudosista porque a história chegou ao fim, e parcialmente irritado com a ausência de um final. Desculpem, mas é como me sinto. Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Seia Doon

Leandro Seia Doon


Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo-SP

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyTer Fev 19, 2013 5:37 pm

Entendo o sentimento, Samuca. Como já disse antes, procurei não criar certas expectativas para evitar frustrações (o que não significa que elas não existem, né?).

Certamente poderia ter sido melhor... A ideia de um final um pouco aberto é bacana, já que dá a sensação de continuidade, inerente ao próprio girar da Roda. Porém, isso não quer dizer que alguns elementos não pudessem ter sido explorados. Nesse sentido, também penso que dizer apenas que o corpo do Rand foi queimado numa pira (dentro de uma caverna, o que não faz sentido algum... pensa no fumaceiro!!) e que o Tam deu uma choradinha e abraçou o pai do Mat ficou muito aquém do esperado...

Ainda acho que a forma com a qual a obsessão do Demandred foi tratada não foi satisfatória. Realmente, uma pessoa que sofre de uma obsessão como a dele não consegue enxergar mais nada. Mas pera... Sério mesmo que ele NEM COGITOU a possibilidade do Rand não estar na batalha de Merrilor, e que ele estivesse já em Shaiol Gul combatendo o DO??? Não me pareceu verossímil...

O fechamento de todas as sub-plots da saga seria algo impossível. E desnecessário. É a mesmíssima coisa que uma novela televisiva: essas tramas paralelas e secundárias servem pra dar dimensão aos personagens, pra tirar o foco do eixo principal, pra encher linguiça e, sobretudo, pra prender a atenção dos leitores. As mais importantes devem sim ser fechadas - e acredito que foram. De cabeça posso citar duas: o resgate da Moirane e as reais intenções da Verin. O que não tivesse relevância suficiente pra influir na batalha final, um abraço! Fica de tema pra enciclopédia!

Concordo contigo de que teria sido muito mais digno, pela importância do personagem, que o Padan Fain tivesse morrido em outro momento, como na limpeza do saidin em Shadar Logoth, ou mesmo em Far Madding.

Quanto à morte do Mat, acho que foi nas mãos do Rahvin mesmo, hein! Veja o diálogo entre o Mat e Artur Hawkwing:

“I did die,” Mat said, rubbing at the scar on his neck. “Apparently that tree claimed me.”
“Not the tree, Gambler,” Hawkwing said. “Another moment, one that you cannot remember. It is fitting, as Lews Therin did save your life both times.”

Os únicos momentos que me lembro em que o Rand pudesse tê-lo salvo foram esses dois: a árvore em Rhuidean e o balefire em Caemlyn. No prédio em Ebou Dar, Rand não estava lá, né?

Por fim, o que eu quis dizer quanto àquele lance do Um Poder foi o seguinte: li algumas críticas feitas ao capítulo em que o Androl e a Pevara fazem um círculo pela primeira vez e se "bondam" reciprocamente (lembrando que esse capítulo saiu como teaser). Algumas pessoas comentaram que o Sanderson comeu bola ao descrever o círculo, pois ele diz que o Androl não podia ver saidar, nem a Pevara saidin, quando no capítulo que descreve a limpeza do saidin, o Rand foi absolutamente capaz de ver saidar.

Acontece que, na cena em que Rand sela o Dark One, ele mais uma vez vê saidar. Logo, o que concluí é que a descrição do círculo entre Androl e Pevara não estava errada; que só o Rand, enquanto Dragão Renascido, consegue ver a parte feminina do Um Poder.

A explicação é a seguinte (ao menos pra mim, claro): o Um Poder, em suas duas partes, emana da luz. E o Rand não é nada menos do que A PERSONIFICAÇÃO DA LUZ. Ele não é um simples campeão da Luz. Ele é, tal qual no mito de Cristo, a personificação dela. Assim, enquanto LUZ, e não enquanto homem canalizador, ele consegue ver o Um Poder em sua inteireza, tanto sua parte masculina quanto sua parte feminina.

Ah! E quanto a ele acender o cachimbo imaginando-o aceso, eu e o Franz chegamos à conclusão de que ele faz isso por ter virado uma só coisa com o Padrão. Logo, ele faz acontecer o que ele quiser!
Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyTer Fev 19, 2013 5:46 pm

Gostei da sua teoria quanto ao Rand. Preciso dar uma olhada nas passagens em que ele toca saidar para confirmar o que você disse. Na minha memória tenho como se ele tivesse sentido saidar e não o visto. Mas se for o caso, que seja. =]

Quanto ao Mat, pode ter sido efeito de minha dislexia, mas eu jurei que em algum momento o Hawkwing dissesse para ele que ele tinha sido desligado da Trombeta antes de Rhuidean. Mas até prefiro a idéia do balefire do Rahvin, pois conforme eu disse a minha teoria tem furos. De um jeito ou de outro, ainda fica sem explicação o porquê Lan ter sentido a "morte" da Moiraine quando ela estava simplesmente presa na Torre de Ghenjei...
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Seia Doon

Leandro Seia Doon


Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo-SP

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyTer Fev 19, 2013 6:09 pm

Realmente, Samuca, isso aí é um mistério... Não sei se foi um deslize, ou se há mesmo mais caroço nesse angu, hahahahaha!!

A tese de que o acesso aos universos dos Aelfinn e dos Eelfinn corta todos os vínculos que o indivíduo mantém em Randland é bem interessante e coerente. Até porquê, não só temos o exemplo do que aconteceu à Moirane, como também podemos lembrar que, nas duas vezes em que o Mat acessou os portais, Rand estava lá (o que sustentaria o argumento do Artur Hawkwing).

E mais: se ingressar num desses portais significa "morrer", então teria sido essa a primeira morte de Rand? A profecia fala que ele morreria duas vezes. Uma certamente foi a do final do livro. Mas eu não sabia qual teria sido a primeira. Faria sentido se a primeira morte fosse a entrada no portal dos Aelfinn!


Última edição por Leandro Seia Doon em Ter Fev 19, 2013 6:11 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : complementação de informações)
Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyTer Fev 19, 2013 8:27 pm

Leandro, em qual página do livro está aquele trecho que você colocou mais acima? Quero dar uma olhada no diálogo inteiro por via das dúvidas. Conforme eu disse, a teoria tem seus furos. (A maior de todas é que na primeira vez que Moiraine foi para a terra dos Aelfinn/Eelfinn, Lan não teve um surto psicótico no meio da Rocha de Tear.) Por isso quero ter certeza de cobrir todos os ângulos no diálogo. (Ainda mais porque quero ter certeza que o que achei ter lido realmente está lá. Maldita dislexia! =/)
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Seia Doon

Leandro Seia Doon


Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo-SP

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyTer Fev 19, 2013 8:38 pm

Página 817, Samuca!! Capítulo 39, "Those Who Fight"!

Eu sofro dessa mesma dislexia, hahahahaha!! Juro de pés juntos que, quando da morte do Asmodean, vi alguma coisa ali que me deixou claro que sua algoz tinha sido a Graendal - como, descobri depois, muita gente de fato acredita! Mas, lendo umas respostas do Brandon Sanderson sobre várias dúvidas dos fãs sobre a obra, parece que esse é um ponto que ainda continua um mistério, já que ele não deu uma resposta clara a respeito!

Vai entender a mente da gente, né! Coloca informações que não estão lá, não nos deixa notar informações que deveríamos notar... kkkkkkk!!
Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyQua Fev 20, 2013 9:50 am

Na realidade, anos antes da morte dele RJ confirmou que Graendal foi quem matou Asmodean. Mas eu nunca imaginei por quê, nem muito menos vi qual pista seria essa. Pode me matar mais essa curiosidade?

E acabei de olhar o diálogo inteiro entre Mat e Hawkwing e estou estupefato como consegui introduzir a palavra "before" ali. Tudo considerado, chego à conclusão de que talvez o que tenha quebrado o vínculo entre Lan e Moiraine e levado todos a acreditar na morte desta última não foi a viagem em si, mas sim a destruição do portal...
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Seia Doon

Leandro Seia Doon


Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo-SP

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyQua Fev 20, 2013 9:58 am

Hum... Isso faz o maior sentido entre tudo o que conjecturamos até agora!!

Well done, M'Hael!
Ir para o topo Ir para baixo
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  EmptyQua Fev 20, 2013 10:01 am

Você ainda não me disse que pista foi essa que fez com que você achasse que foi a Graendal. Imaginada ou não, eu gostaria de saber. RJ disse certa vez que acreditava que tinha ficado mais na cara e se surpreendeu com o questionamento dos fãs sobre quem teria usado balefire.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Quais suas impressões iniciais sobre o livro?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Opinião sobre o livro
» Letras maiúsculas ao final do livro
» Linha do tempo dos capítulos 31 a 34 (SPOILER para quem não leu o livro)
» Ainda sobre Elaida
» Reflexão sobre a real força de Rand

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Wheel of Time Brasil :: Em Tel'aran'rhiod - Falando sobre Wheel of Time :: Discussões sobre os livros :: Até o final: A Memory of Light-
Ir para: