Wheel of Time Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para discussão, troca de informações e experiências entre os leitores e aficcionados pela série Wheel of Time (A Roda do Tempo) de Robert Jordan.

InícioGaleriaProcurarRegistarEntrar

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?

Ir para baixo 
+2
Samuca
Franz, Escola de Cairhien
6 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Leandro Seia Doon

Leandro Seia Doon

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyQua Fev 20, 2013 10:03 am

Puxa, vou me lembrar de procurar isso quando eu chegar em casa, e aí lhe falo!!

Só lembro que, pra mim, aquilo ficou muito óbvio na hora, e me surpreendeu saber que esse era um dos grandes mistérios da série!!

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyQua Fev 20, 2013 10:36 am

Se não me engano, Leandro, quando conversamos, seus argumentos se baseavam no seguinte:

O livro (The Fires of Heaven) começa com a Lanfear, o Sammael, Rhavin e Graendal confabulando em Caemlyn. A Lanfear afirma que somente os 4 iriam se reunir ali.

Eles falam que o Demandred sumiu (mas que ele estava dando ordens depois que o Ishamael morreu) e hoje sabemos que ele estava construindo um exército em Shara (o Brandon Sanderson disse, em entrevista, que ele não convenceu toda Shara a atuar em seu favor, mas apens uma parte); a Semirhage está com suas maquinações em Seanchan; Aginor, Balthamel e Belal estão mortos tb. A Mesaana está envolvida na Torre Branca. A Moghedien.. não lembro.. ela já estava acorrentada pela Elayne e Nynaeve nessa fase da história?

Rhavin morre e Lanfear cai no portal com a Moiraine. O Sammael iria fazer alguma coisa (não me lembro o que... acho que ele manda atacar Rand no Aiel Waste - inclusive com draghkars).

No começo do livro, no prólogo, a Lanfear confirma para os outros 4 que o Asmodean é um traidor (o que, na verdade, é uma tramóia dela, não?). Acho que ela, Graendal, era a única Forsaken que faltava fazer algo no livro... Mas não lembro se tinha mais alguma coisa para fortalecer seu argumento.

Espero ter ajudado vc a lembrar... Razz

Aliás.... O Glossário do Gathering Storm fala que foi a Graedal que matou o Asmodean.

- Ride Into Obsession, Blind Guardian
Ir para o topo Ir para baixo

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyQua Fev 20, 2013 10:42 am

Aliás... acho que lembrei... Rs

No prólogo, os 4 forsakens reunidos decidem agir juntos para controlar o Rand e temem que algum dos outros Forsaken (o Demandred ou a Moggy) estejam tentando isso tb (acho que a suspeita é levantada pela Lanfear).

Dei uma olhada na WOT ENCYCLOPEDIA, no verbete "Graendal" e encontrei o seguinte:

Citação :
"Graendal, Rahvin, Sammael, and Lanfear plan to trap Rand. Sammael waffles because he is to be the bait while the other three wait linked. (TFoH,Ch34)"

Leandro, vc tinha me dito que nesse capítulo ficou claro para você que era a Graendal, pq: o Rahvin e a Lanfear morreram antes do Asmodean, o Sammael tinha feito a parte dele (isca) para tentar controlar o Rand e, como deu tudo errado (o Rhavin e a Lanfear bateram as botas), só faltava a Graendal fazer algo para controlar o Rand... E, no caso, afastar a influência do Asmodean, que estava ensinando coisas para ele, parecia a melhor coisa a se fazer.

Acho que era isso.

Samuca

Samuca

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyQua Fev 20, 2013 11:05 am

Interessante e bastante plausível. No meu caso, como passava anos entre um livro e outro (mesmo às vezes entre os que já haviam sido lançados), eu nunca ia perceber essa ligação.

Leandro Seia Doon

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyQua Fev 20, 2013 4:09 pm

Ainda tenho a impressão de que, além desse raciocínio, algo explícito no próprio texto me tenha feito matar a charada na hora.

Quando eu chegar em casa procurarei a passagem da morte do Asmodean pra ver se encontro algo, ou se, assim como o Samuca, tudo não passou de um momento de dislexia meu, hahahahahaha!!

Leandro Seia Doon

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyQua Fev 20, 2013 7:58 pm

Nossa, acho que eu devia estar lendo no escuro quando li esse trecho da morte do Asmodean, hahahahahahaha!!!

Tá lá, no capítulo 56 do The Fires of Heaven. Realmente, não tem absolutamente NADA que indique que tenha sido a Graendal lá, hehehehehehe!!! Acho que concluí pelo tal raciocínio mesmo - embora ele seja falho, pois o Sammael também estava "disponível", por assim dizer, para matar o Asmodean.

Tem até umas teorias interessantes a respeito desse assunto! Dêem uma olhada na brisa!!

What happened to Asmodean? The "two servants theory"

Samuca

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyQua Fev 20, 2013 8:23 pm

Acabei de ler todas as explicações da teoria do link que você postou, Leandro, e acho importante apenas fazer uma observação que não foi citada ali, mas que foi citada em diversas outras teorias de que por que seria Graendal. Quando Asmodean morre, a cena é descrita pelo ponto de vista dele, e ele não vê as tramas do balefire. E mesmo quando a habilidade de canalizar de alguém é ocultada, o canalizador do mesmo sexo consegue ver as tramas. E este não foi o caso. O que reforça que foi uma mulher. E como está bem descrito nessa teoria, a única que tinha o interesse e os meios de fazê-lo era Graendal.

Leandro Seia Doon

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyQua Fev 20, 2013 8:27 pm

A não ser, claro, que ele tenha sido morto com um balefire de True Power, que ele também não conseguiria ver (afinal, ele já estava "deslinkado" do DO) e poderia ser emitido tanto por um homem como por uma mulher!! Very Happy

Samuca

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyQua Fev 20, 2013 8:36 pm

Correto.

Leandro Seia Doon

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptySex Fev 22, 2013 9:03 am

Estive pensando mais a respeito do assunto esses dias.

Acho que o fato de não ser descrito que o Asmodean não viu as waves do balefire que o matou não significa que tenha sido um balefire feito com saidar (esquecendo o True Power pelo momento e focando apenas no Um Poder).

Na cena de sua morte, tudo é descrito muito rápida e sucintamente (vale dizer que a cena ocupa menos de uma página). Salvo engano, ele só tem tempo de dizer um "Você?? Não!!!" antes de morrer. Logo, deduzo que, da forma como a cena é descrita, ele pode até ter sido morto por um balefire "masculino"; porém, dado o dinamismo da cena, e considerando que, como sugerido na teoria, quem o matou preparou friamente uma emboscada para executá-lo, simplesmente não temos como deduzir do trecho se o algoz foi a Graendal ou o Sammael.

Contudo, apesar dessa racionalização, ainda suspeito que ele tenha sido morto com o uso do True Power, já que, salvo melhor juízo, nenhum dos outros personagens canalizadores presentes em Caemlyn no momento da morte (sejam mulheres ou o Rand) é descrito sentindo a canalização. Eu consideraria isso como um "silêncio eloquente" do Jordan, já que ele sempre indica coisas dessa natureza, ainda que de uma forma obtusa e sutil.

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptySex Fev 22, 2013 9:39 am

Os male channeleres sentem qdo uma mulher canaliza, não?
Acho que a tese do balefire com True Power é coerente.

XD

Marcoss

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyTer Abr 23, 2013 6:17 pm

É que eu vi umas fotos e fiquei curioso, o rand se torna um rei ? E o mat e perrin ?
Samuca

Samuca

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyTer Abr 23, 2013 6:21 pm

Oi, Marcos!

Eu sei que se você está perguntando, então você quer saber a resposta independente de spoiler. Agora, há tantos spoilers em diferentes níveis que a minha pergunta é:

Até onde você quer saber essa resposta? Que nível de spoiler você quer saber?

Abraços,
Samuca. =]

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyTer Abr 23, 2013 6:24 pm

Não ligo pra spoiler não kkkkkk pode falar haha

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyTer Abr 23, 2013 6:47 pm

Cara...

isso é muito spoiler... mas vou falar bem direto:

O Rand torna-se rei de Ilian, já que o verdadeiro Rei (Mattin Stepaneos den Balgar) está desaparecido, depois de alguns eventos dos livros. Além disso (não me lembro agora), ele tem algum "poder" em Cairhien (alguém pode confirmar?). Contudo... após o último livro, não sabemos quem assume a função.

Perrin se casa com Faile, filha do Davram Bashere. Com a morte da Rainha Tenobia em algum momento do livro (ela não tem herdeiros) e do pai dela (que é Tio da Rainha)...

Mat casa-se com a Herdeira do Trono de Seanchan...

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyTer Abr 23, 2013 6:50 pm

De acordo com o http://wot.wikia.com/wiki/Cairhien Rand é o líder de fato de Cairhien, um regente - portanto, entendo eu, uma posição temporária, haja vista o falecimento do último governante (Rei Galldrian).

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyTer Abr 23, 2013 6:59 pm

No final das contas, quem lança uma pretensão (e talvez a mais apta a isso, além da própria Moiraine) sobre o Sun Throne (como era mesmo o desejo de Rand) é a própria Elayne Trakand, já que ela é filha-herdeira de Taringail Damodred - sobrinho de Laman Damodred, Rei de Carhien antes de Galldrian, e meio irmão da Moiraine...

Ou seja, uma zona!

Samuca

Samuca

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyTer Abr 23, 2013 7:28 pm

Tem um momento nos livros em que Rand é o governante de facto (seja por título, conquista militar ou por influência sobre o governo) de Illian, Tear, Cairhien, Andor e dos Aiel (praticamente 1/3 do continente).

Tem muita coisa que não é explicada após a Última Batalha, mas dadas determinadas pistas, entendo que Elayne se tornou Rainha de Andor e Cairhien, Faile se torna a Rainha de Saldea ao mesmo tempo que Perrin se torna Alto Lorde dos Dois Rios fazendo com que filhos distintos deles assumam os títulos.

Mat, por outro lado, conforme Franz já disse, está bem definido que continua Príncipe dos Corvos, Consorte Imperial Seanchan e Pai da Futura Imperadora.

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyQua Abr 24, 2013 10:06 am

Tinha esquecido do Aiel e de Andor... Smile

Obrigado Samuca!

Aliás: perfeito com relação à Faile!

Matias

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptySab Dez 21, 2013 9:21 pm

Achei o livro excelente! Foi só guerra o livro todo, com cenas dramáticas de monte. O Demandred enlouquecido atirando em tudo, e o Gawyn e o Galad falhando onde só o Lan conseguiu triunfar. As cenas da Egwene indo para cima com sangue nos olhos e o seu final são espetaculares. O Mat engraçado como sempre e desempenhando papel chave. O Olver soprando a Horn foi surpreendente.

O encontro do Rand com o Dark One era o que eu mais esperava. Será que ia ter um desfecho inusitado, como acabar com ambos os Powers? Será que uma das mortes do Rand seria só o Lewis Therin e ele poderia continuar depois? De certa forma o Rand só fechando o Dark One foi conservador, e ele trocar de corpo com o Moridin foi... estranho.

Claro que alguns personagens ganharam destaque a mais do que deveriam nmo (Androl, Slayer, Talmanes) e outros menos do que deveriam (Aviendha, Lanfear, Moridin, Fain). Estranhei esse desvio de foco, mas foi mínimo perto de outras "descontinuidades de andamento" da série por assim dizer. O saldo geral foi muito positivo nmo.

Volto a citar o que o próprio Sanderson escreve na introdução do Gathering Storm: o RJ teria sido a melhor pessoa para escrever estes livros, é um simples fato. Na falta dele o Sanderson fez o que pode. Não ficou mal não, sinceramente achei que os 3 últimos teriam descambado mas até que mantiveram a linha. Grande trabalho do homem!

Fica agora a felicidade de saber como acabou, e o vazio de uns 11 anos que acompanho a série.
Matias

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptySab Dez 21, 2013 9:27 pm

Fiquei triste com a morte da Bela, pensei que ela estaria até o final levando o Rand. Perdeu uma oportunidade de ouro de fazer um plus rsrs.
Samuca

Samuca

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyDom Dez 22, 2013 9:41 pm

Nossa! Só de reler suas palavras já me deu um arrepio de lembrar daquela cena da morte da Egwene. Foi uma das que mais marcaram na minha opinião. Não apenas porque foi a única personagem principal (dos oito iniciais) a morrer, mas porque a "redenção" dela aos olhos dos leitores foi grande.

E a troca de corpos do Rand foi realmente... (sem palavras). Não era preciso explicações. Nada disso. Mas algo mais. Eu realmente acho que o Moridin/Ishamael não merecia o fim que teve. Ele precisava ser redimido de alguma maneira. Sei que ele é o campeão da Sombra há infinitas Eras, mas simplesmente acho que o personagem não teve nem o final que merecia como vilão.

E vazio é pouco a respeito do que ficou com o final da saga. Ao mesmo tempo que vínhamos esperando e clamando por isso há mais de dez anos, eu estava o tempo todo triste porque eu me despedia de amigos de longa data e que me acompanharam durante bons e maus bocados. Eu tinha 19 anos quando comecei a ler WoT, mas a sensação na prática (pelo menos hoje) é que eu ainda era uma criança. E a perda é muito grande. Conforme eu disse em alguma discussão sobre o final, muitas coisas foram deixadas em aberto propositalmente na minha concepção para fazer com que as discussões e as "teorias da conspiração" nunca acabem, e isso é fantástico do meu ponto de vista de eterno fã ao mesmo tempo que enlouquecedor do meu ponto de vista de fã pragmático. =P

No fim, ri e chorei e sei que meus "amigos" não foram embora, mas que eles nunca mais serão os mesmos.

Cassiana Sedai

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 EmptyQua Jan 01, 2014 3:21 pm

Matias, sabe que eu também fiquei com a expectativa de ver o Rand reencontrar a Bela. Eu pensei que eu estava sendo ridícula ao pensar assim, mas seria uma cena linda.

Sabe o que mais me deixava curiosa, era se haveria alguma possibilidade de um encontro entre Rand e o Galad. Até cheguei a perguntar ao Samuca antes de ler AMoL. No fim, achei boa a solução colocada para o fato e ficou ainda mais interessante dadas as circunstâncias da trama.

http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Quais suas impressões iniciais sobre o livro?    Quais suas impressões iniciais sobre o livro?  - Página 2 Empty

Quais suas impressões iniciais sobre o livro?
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» MINECRAFT COM MODS - MAQUINAS INICIAIS
» Splatoon - Desenvolvedores falam sobre suas convicções
» [gugu redemption] Impressões sobre Hyrule Warriors
» [Off] Os Ventos do Inverno (Livro 6 de As Crônicas de Gelo e Fogo) não tem previsão para 2015 e...
» Saiba tudo sobre The Flash