Wheel of Time Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum para discussão, troca de informações e experiências entre os leitores e aficcionados pela série Wheel of Time (A Roda do Tempo) de Robert Jordan.

InícioGaleriaProcurarRegistarEntrar

Lá e De Volta Outra Vez

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai

Lá e De Volta Outra Vez Empty
MensagemAssunto: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptySex Fev 08, 2013 6:52 pm

E WoT tem um prequel, apesar de ter lido inúmeras comparações com O Hobbit, em matéria editorial, claro, acho que NS tem muito mais da trama da série do que O Hobbit tem da trama de SdA.

Li esse livro uma única vez e apesar dos fatos importantes, não faz jus ao ótimo escritor que RJ é. Não que eu não tenha gostado. Adorei conhecer mais da vida da Moiraine e seu tempo de estudo na Torre Branca, de ler mais um pouco sobre a Siuan e também sobre Lan. Mas acho o livro bem fraco, não por causa do projeto incompleto do RJ, mas pela forma como foi escrito, meio às pressas e de uma maneira que pouco faz lembrar a excelente escrita de Jordan. Bem essa é minha opinião.

Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Samuca

Samuca

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptySex Fev 08, 2013 7:21 pm

Você leu o conto e o romance?
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptySex Fev 08, 2013 7:23 pm

Qual conto Samuca?
Samuca

Samuca

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptySex Fev 08, 2013 7:28 pm

New Spring originalmente era um conto super curto, mas recebeu tantos elogios e tantos pedidos que RJ e a Tor Books lançaram uma readaptação dele de duzentas e poucas páginas que é o romance que você provavelmente leu.

Não é de fato o melhor trabalho de RJ. Não há a mesma imersão descritiva dos demais livros dele, talvez justamente porque a história já tinha começo, meio e fim e a trama tem pouca ou nenhuma conseqüência que já não era conhecida pelos fãs, mas para o pessoal como eu que queria há anos saber como é o teste para o xale e a escolha de Ajah, foi um prato cheio!

(Enviar-te-ei os dois arquivos por via das dúvidas pelo facebook.)

Última edição por Samuca em Sab Fev 09, 2013 5:30 am, editado 1 vez(es)
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptySex Fev 08, 2013 7:39 pm

Ótimo vou lá ver.
Kitty Sedai
Amyrlin Seat
Kitty Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptySab Fev 09, 2013 1:45 pm

A maioria das pessoas implica com New Spring. Não sei porquê! Para mim é um dos livros mais interessantes da série (se é que se pode inclui-lo na série), por demonstrar o funcionamento interno da Torre Branca e como as mulheres lá dentro viviam antes da expectativa do fim do mundo. Só isso já vale a leitura!

Mas acho que o que me agrada sobremodo, é a ausência do clichê "jovens são forçados pelas circunstâncias a abandonar seu lar e transformar-se em héróis...", uma introdução comum a muitíssimos livros de fantasia, inclusive WoT. Moiraine e Siuan, então duas franguinhas, resolvem o que querem fazer e metem mãos à obra, sem perda de tempo e sem que seja necessário que alguém "queime a sua fazenda, mate o seu tio, estupre sua irmã, chute o seu cachorro e rasgue sua Bíblia". Também por este motivo é que gosto mais da série da metade para o final, justamente quando a maioria dos leitores se queixa de que ela está perdendo o ritmo. Para mim, é nesse ponto que a série perde o ar de aventura adolescente e se transforma num épico.
https://wotbrasil.forumeiros.com
Kitty Sedai
Amyrlin Seat
Kitty Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptySab Fev 09, 2013 1:48 pm

O Samuca fala da ausência de "imersão descritiva" como um defeito do livro. Gostaria de observar que isso é muito relativo... Eu, por exemplo, não gosto de descrições longas demais. Então, para mim, esse "defeito" é uma virtude.
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptySab Fev 09, 2013 3:50 pm

Eu não implico, Kitty, só acho o livro fraco em vista do potencial do RJ. Mas é como o Samuca bem lembrou, NS foi uma adaptação de um conto de mesmo nome. E tem o fato do livro também ser um projeto aí de três livros para contar toda a história da busca ao Dragão Renascido. Então tem um desconto pela fraqueza Razz

Mas o livro em si bem interessante, pelo que vc e o Samuca colocaram. Sem dúvida eu vou reler qualquer dia desses. Samuca enviou os arquivos e estou lendo o conto. Como uma short story funciona muitíssimo bem.

E nem vou falar na ganância da editora.

Última edição por Cassiana Sedai em Seg Fev 11, 2013 8:20 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correções)
Kitty Sedai
Amyrlin Seat
Kitty Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptySeg Fev 11, 2013 5:25 am

Confesso que tenho um carinho especial por New Spring. Ele me fez gostar da série. Se tivesse começado pelo começo - por The Eye of the World - é possível que não houvesse prosseguido com a leitura, pois achei certas partes do livro mortalmente aborrecidas (com respeito falando). Aquela gurizada correndo de um lado para outro, mais perdida do que cusco em procissão, me dá até hoje vontade de saltar páginas!

New Spring, por outro lado, apresentou-me o interior da Torre Branca, e como ele é excitante! Cheio de intrigas e picuinhas, política internacional e milhões de possibilidades! Senti vontade de morar lá dentro, e nunca mais abandonei a série. Wink

E é claro, tem o Lan... I love you
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptySeg Fev 11, 2013 8:30 am

É, não posso negar que talvez a minha opinião de NS seja mesmo por ter começado a série já em The Eye of the World. Talvez eu esteja comparado muitos livros, onde RJ teve tempo de expolorar mais a trama, com um conto adaptado para romance.

Talvez a minha queixa seja mais a questão editorial, em não ver o livro mais bem desenvolvido, apesar das ótimas intrigas, por força da ganância da Tor Books e que não deu certo.

Eu li NS após a leitura do sétimo ou oitavo livro, não me lembro qual. Mesmo assim, penso se continuaria lendo a série se eu tivesse começado por ele. Acho que sim. Mesmo com uma narrativa mais fraca, RJ ainda é bem melhor escritor do que outros autores.

E os povs do Lan são tudo I love you
Franz, Escola de Cairhien

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptyQui Fev 14, 2013 8:28 am

POws... acho o NS muito loco, justamente por dar uma "aprofundada" na aquilo que foi descrito/mencionado na série...

A Moiraine e o Lan são foda demais e é interessante ver como funciona a mente dela antes de pegar o chale.

Aliás, vez a Torre Branca por dentro é bem legal e, ainda mais, como a Torre bateu cabeça para tentar encontrar o Dragão Renascido.

Pode não ser um primor em termos de desenvolvimento narrativo, mas muita coisa dali, embora em nada influencie na saga principal, é o começo de tudo. Uma falha naquela ocasião e nada do que acontece na saga poderia ser.

Cassiana Sedai

Cassiana Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptyQui Fev 14, 2013 10:06 pm

NS é bom, tem todas as qualidades relatadas por vocês dois, querida Amyrlin e Franz, mas é muito fraco em comparação com o que o Robert Jordan poderia e tinha capacidade para escrever. É isso que eu quis dizer. Ele poderia ter feito algo melhor e tinha como fazer, creio eu.

O Samuca me deu a oportunidade de conhecer o conto, do qual o romance foi adaptado. E como conto é perfeito. Mas infelizmente a gana da editora foi mais forte e um projeto interessante foi por água abaixo e agora o RJ não está mais entre nós e nem chances temos de ler como a Moiraine e o Lan conseguiram chegar em Two Rivers Mad

Última edição por Cassiana Sedai em Qui Fev 14, 2013 11:52 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção)
Samuca

Samuca

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptyDom Fev 17, 2013 8:16 am

Cassiana, onde você viu que NS seria a primeira parte de uma trilogia? Realmente não me lembro de ter lido nada a respeito em todos esses anos, então, estou surpreso por ter deixado essa notícia escapar (ou em último caso, simplesmente tê-la apagado da memória =P).

No mais, faz muitos anos que li NS (tanto o conto quanto o romance), mas ele de certo tem coisas fantásticas que só foram reutilizadas anos depois como a estrutura interna da Torre Branca, o teste para o xale, a demografia dos Ajahs, etc. Ver um pouco da história da Moiraine nos primeiros anos, sendo caçada e vendo diversas Aes Sedai que tinham a mesma missão que ela sendo mortas uma após a outra, sem ter ninguém em quem confiar a não ser a Siuan a centenas de milhas de distância é outro ponto forte, pois nos dá vislumbres de porque ela se tornou tão dura consigo mesma e com todos ao redor dela, da maneira que a conhecemos em EotW.

Ou seja, mesmo que fosse um livro fraco (o que não é, pois apenas o considero um trabalho sem a mesma imersão ou o mesmo "impacto" de outros livros de RJ), ele certamente figura como leitura obrigatória em WoT. E odeio quando ele é ignorado até mesmo nas contagens do número de volumes da obra pela própria Harriet ou o Tom Doherty.

Cassiana Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptyDom Fev 17, 2013 1:25 pm

Samuca, era um projeto do Robert Jordan e da Tor, não era nada certo e as vendas de NS não foram favoráveis à continuação do projeto.

A primeira vez que vi essa informação foi em um forum, não me lembro se no site Dragonmount ou em outro. Depois eu li na wikipedia. Não achei fontes para confirmar, infelizmente. Mas, não pude deixar de pensar que seria lógico, pois NS realmente parece requerer uma continuação. Mesmo porque os livros seguintes, retratariam como Tam achou Rand e como Moiraine e Lan descobriram o paradeiro dele em Two Rivers. Eu realmente gostaria de ler isso.

Felizmente, ao responder a uma pergunta de um fã, o Brandon Sanderson acabou confirmando que existia mesmo esse plano do Jordan:

"Question: What about the outriggers? (The sequel trilogy to the Wheel of Time series that Robert Jordan had planned to write.)

Answer: It's not going to happen. Harriet and I are both firm on this. Robert Jordan wouldn't have wanted it to happen. He said that he wanted the series to be finished, but he did not want anything more. (He was even uncomfortable with the idea of someone like myself finishing the series.)

Beyond this, at the Q&A on Monday, Harriet revealed something I previously haven't been able to tell you but that I've known for quite some time—that Robert Jordan didn't leave much of anything in the way of notes for the Outriggers. There are, quite literally, only two sentences of explanation from RJ telling us what the plot of the outriggers was to be about.

So no, no outriggers. I highly doubt you will see the prequels either, and for similar reasons. All good things must come to an ending. And this is ours." (http://www.brandonsanderson.com/blog/1136/Its-finally-out.)

No artigo que publiquei sobre NS no meu blog, cujo o link postei lá no grupo, eu já havia me referido a trilogia planejada e a resposta do Brandon ao fã.

Espero ter esclarecido a dúvida. Uma pena que não saberemos mais fatos da série. Eu espero que a titia Harriet mude de ideia, mas é pouco provável. Leider

Última edição por Cassiana Sedai em Dom Fev 17, 2013 1:47 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção)

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptyDom Fev 17, 2013 5:10 pm

study Samuca,
Na WOT Encyclopaedia ha essa informação sobre a trilogia dos Prequels: o 1o seria o NS, o 2o contaria como Tam encontrou Rand em Dragonmount, e o 3o seria a chegada de Moiraine e Lan em Dois Rios.

La tb eh falado sobre os romances "Outriggers": nao teria relação com e historia principal e o RJ poderia escrevê-los apos o termino da cronologia principal de WoT, mas iria pensar se seriam realmente conveniente. Outrossim, em seu blog pessoal, comentou que a historia, se escrita, provavelmente falaria sobre Mat e Tuon em Seanchan, apos os eventos da serie.

Pra qm nao conhece: http://www.encyclopaedia-wot.org/

- Ride Into Obsession, Blind Guardian
Samuca

Samuca

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptyDom Fev 17, 2013 5:15 pm

Obrigado pelas informações, Cassiana e Franz. Eu realmente só sabia dos planos que RJ tinha em fazer uma trilogia que se passaria em Seandar. Se essa trilogia seria sobre o que estava acontecendo em Seandar ao mesmo tempo em que a história se passava em Randland ou se seria como o Império se formou, realmente não lembro, mas acredito que seria a primeira opção.

Cassiana Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptyTer Fev 19, 2013 12:21 pm

Samuca, tantas coisas do universo de WoT que dariam ótimas estórias. Eu mesma sou louca para conhecer mais dos Aes Sedai da Era da Lendas, sobre Jain Farstrider e mesmo sobre o império Seanchan.

Essa trilogia anterior ao descobrimento de Rand também me encheu de curiosidade. Saber como Tam encontrou Rand e o seu lado mais guerreiro seria formidável. E como Moiraine e Lan descobriram Two Rivers afinal? Bem, acho que nunca vamos saber.

E nem sabemos se o próprio RJ daria seguimento a esse projeto se ainda estivesse vivo.
Samuca

Samuca

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptyTer Fev 19, 2013 1:50 pm

Chega a ser irônico. Não fossem o perfeccionismo, o detalhismo e a imersão descritiva de RJ para com a obra e o mundo que ele criou, ele certamente teria terminado a história antes do seu falecimento. Porém, justamente esses perfeccionismo, detalhismo e imersão que fizeram com que a obra dele se tornasse o que é e me fisgaram.

Cassiana Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptyTer Fev 19, 2013 2:20 pm

Exato, Samuca.

É difícil não se sentir inserido em Randland, com tantos constumes diferentes, expressados nas caracteríticas físicas, vestimenta e modo de falar de seus habitantes.

Muitos acham exagero do RJ, mas eu adoro cada palavra, cada descrição. Ok, algumas beiram a enrolação, mas qual autor não faz isso? Que na verdade é a criação da atmosfera própria para o leitor se inserir na trama.

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptyTer Fev 19, 2013 2:31 pm

Aliás... o mesmo aconteceu com um certo Tolkien... rs

- Ride Into Obsession, Blind Guardian
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez EmptyTer Fev 19, 2013 2:48 pm

Hahaha!!! Verdade, Franz.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Lá e De Volta Outra Vez   Lá e De Volta Outra Vez Empty

Lá e De Volta Outra Vez
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-