Wheel of Time Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para discussão, troca de informações e experiências entre os leitores e aficcionados pela série Wheel of Time (A Roda do Tempo) de Robert Jordan.
 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Reflexão sobre a real força de Rand

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Reflexão sobre a real força de Rand  Empty
MensagemAssunto: Reflexão sobre a real força de Rand    Reflexão sobre a real força de Rand  EmptySex Fev 08, 2013 6:39 pm

Bem, não sei se a ideia é discutir os livros usando a ordem dos fatos de acordo com os capítulos, mas lá vai: cheguei em uma parte que eu já tinha lido na wiki sobre o uso do Domination Band em Rand. E não dá para não pensar em como essa cena seria construída pelo próprio RJ, acho que o Brandon pegou a essência e escreveu de forma magistral. A cena passa toda a agonia da situação e embora tenha um outro contexto na trama do livro me fez pensar no quanto Rand é mesmo valioso para o Dark One (Semirhage deixa claro que pretende levá-lo para Shayol Ghul seguindo ordens do próprio Dark One), mesmo o ser obscuro já tendo Moridin como Nae'blis parece que de alguma forma Rand está nos planos para a conquista do mundo da entidade. O que parece estranho e ao mesmo interessante, sempre imaginei que o Dark One queria vingança, mas no desenrolar da série parace que a criatura admira e até teme um pouco Lews Therin. O que me faz pensar que Rand é bem mais forte do que RJ faz supor.

Sim, a sua comparação com a força dos Forsaken já foi feita nos livros, mas eu tenho a ideia de que Rand é quase ou mesmo o equivalente ao Dark One, que para mim está abaixo e bem abaixo do Criador. Sei lá, posso estar viajando, mas é isso.


Última edição por Cassiana Sedai em Sáb Fev 16, 2013 12:50 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção do título)
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Samuca

Samuca


Mensagens : 67
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 41

Reflexão sobre a real força de Rand  Empty
MensagemAssunto: Re: Reflexão sobre a real força de Rand    Reflexão sobre a real força de Rand  EmptySex Fev 08, 2013 7:20 pm

Cassiana, não irei citar determinadas informações para não dar spoilers, mas conforme já foi citado por Ishamael/Moridin em algumas ocasiões quando ele tenta convencer o Rand a desistir, essa luta do bem contra o mal que é protagonizada pelos dois ocorre há infinitos ciclos da Roda do Tempo. Neste sentido, o Sombrio, cuja real intenção é parar a Roda do Tempo (porque apenas fora dela ele tem como dominar o mundo), tem apenas um grande obstáculo: o Escolhido da Luz, o Dragão. E se o Sombrio conseguir trazê-lo para seu lado ou simplesmente convencê-lo a parar de lutar, a Batalha Final já foi avertida. Por quê? Porque "o Dragão é um com a terra e a terra uma com o Dragão" (numa perfeita alusão à lenda de Arthur, mas que é bem apropriada eu diria).

Seja como for, Rand está longe de ser invencível. E em nível do Um Poder diversos outros personagens estão próximos dele: Demandred, Lanfear, Samael, Moridin, Graendal. E mesmo pessoas muito mais fracas que ele podem se tornar muito mais poderosas com a ajuda de um simples angreal. O que dizer então de um sa'angreal? Ainda assim, os Talentos que Rand possui por si só já são fantásticos e de enorme ajuda em diversas ocasiões.

Para mim, Rand é poderoso ao ponto que é e tem os Talentos que tem não à toa. A Roda do Tempo, a Tapeçaria das Eras e o próprio Criador precisam que ele seja assim. Da mesma forma como sempre encarei que quatro das canalizadoras mais poderosas nos últimos mil anos são a ex-namorada dele, a ex-babá, e dois interesses amorosos. "A Roda provê aquilo de que necessitaremos mesmo antes de sabermos do que precisamos" (ou algo próximo disso que Verin disse certa vez em A Grande Caçada.)

(Espero que meus devaneios tenham feito sentido. =P Tentei dar minha opinião baseada em fatos de determinados livros, justamente para não dar spoilers.)
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Reflexão sobre a real força de Rand  Empty
MensagemAssunto: Re: Reflexão sobre a real força de Rand    Reflexão sobre a real força de Rand  EmptySex Fev 08, 2013 7:38 pm

Entendi, Samuca. A minha reflexão é mesmo de alguém que ainda não leu a cena da última batalha e sei que muita coisa pode mudar e com certeza novas teorias e reflexões aparecerão até o derradeiro da série. Mesmo faltando dois livros.

Também não o acho invencível, mesmo porque acho que seria demais. E se assim fosse talvez a pessoa Rand nem existisse e RJ teria colocado Lews Therin mesmo. O ideial é Rand ser bem humano mesmo, assim como os Forsaken. Mas a mim parece que Rand está um pouco acima dos Forsaken. Pode ser devaneio rsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Reflexão sobre a real força de Rand  Empty
MensagemAssunto: Re: Reflexão sobre a real força de Rand    Reflexão sobre a real força de Rand  EmptyQui Fev 14, 2013 8:14 am

O fato é que, como o Samuca bem lembrou, Rand e Moridin travam essa luta a eras... e, até então, não "perdeu", haja vista que o DO ainda não alcançou seu objetivo. Mas o Rand pode ser corrompido (e o "taint" no One Power tem um papel bem importante nisso, creio eu.. mesmo após o saindin ser limpo), tanto que esse me parece ser o intento do DO até o momento em que os Forsaken partem para tentar matá-lo, aparentemente, com consentimento do próprio DO.


Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Reflexão sobre a real força de Rand  Empty
MensagemAssunto: Re: Reflexão sobre a real força de Rand    Reflexão sobre a real força de Rand  EmptyQui Fev 14, 2013 9:59 pm

Não, Franz, o DO deu ordens expressas para os Forsaken para levarem Rand vivo para Shayol Ghul. Por isso a minha reflexão na real força ou ameaça que o Rand representa para o DO. Em Knife of Dreams, se não me engano, Moridin deixa claro que o DO quer Rand vivo. Aparentemente, para ele mesmo (tanto Moridin quanto o DO) acabar com Rand.

Mas a minha reflexão é de que acho que o Rand ainda é mais poderoso do que os Forsaken, quase chegando ao DO, mas bem abaixo do Criador.

Claro, isso é minha reflexão até onde eu li a série (estou terminando o 12º livro). Vocês dois já sabem o que acontece então têm outra visão. Eu ainda estou na teoria. Vcs já sabem o resultado, então pode parecer besteira o que eu escrevi Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Reflexão sobre a real força de Rand  Empty
MensagemAssunto: Re: Reflexão sobre a real força de Rand    Reflexão sobre a real força de Rand  EmptySex Fev 15, 2013 7:36 am

Quando ocorre o ataque a Rand em Cairhien, por acaso não é o Osang'ar que está envolvido nessa plot?
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Reflexão sobre a real força de Rand  Empty
MensagemAssunto: Re: Reflexão sobre a real força de Rand    Reflexão sobre a real força de Rand  EmptySex Fev 15, 2013 11:27 am

Sim. E o ataque acontece onde? No sétimo ou oitavo? E uma ordem mais expressa do DO para deixar Rand vivo no nono ou décimo? Agora não vou lembrar qual. E é ratificado no 11º. Ou a ordem aparece no 11º com Moridin (ele manda matar Perrin e Mat, porém e isso me lembra o prólogo de The Great Hunt, quando ele diz para os Darkfriends matarem os três - Rand, Mat e Perrin - pois um deles é o Dragon Reborn)

Hummm, estou começando a entender. Ixe, isso vai acabar entrando nos próximos livros, creio eu.

Será que estou superestimando Rand? Ou ele é mesmo um pouco mais do que os Forsaken? Lembrando que os Forsaken não renasceram, não passaram por uma nova vida como Lews Therin passou, ou passa, como Rand. Então algumas memórias são perdidas na reencarnação (para quem acredita que seja assim, claro, sem querer ser doutrinadora) . Vamos dizer que a nova existência traz uma certa desvantagem e mesmo em desvantagem Rand é tão poderoso quanto eles. Mesmo sem saber o seu real potencial, quero dizer.

Então qual a real força de Rand como Campeão do Criador? E não como mais um canalizador, cujo potencial pode aumentar. Ele é Lews Therin afinal! E tem ainda o lado ta'veren.

Gente se eu tiver entrando em assuntos de TOM ou AmoL, podem falar rsrsrsrs
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Conteúdo patrocinado





Reflexão sobre a real força de Rand  Empty
MensagemAssunto: Re: Reflexão sobre a real força de Rand    Reflexão sobre a real força de Rand  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Reflexão sobre a real força de Rand
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aê, Rand!!!!!!
» Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele)
» Ainda sobre Elaida
» Opinião sobre o livro
» Quais suas impressões iniciais sobre o livro?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Wheel of Time Brasil :: Em Tel'aran'rhiod - Falando sobre Wheel of Time :: Discussões sobre os livros :: Até o livro 12: The Gathering Storm-
Ir para: