Wheel of Time Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para discussão, troca de informações e experiências entre os leitores e aficcionados pela série Wheel of Time (A Roda do Tempo) de Robert Jordan.
 
InícioGaleriaÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele)

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) Empty
MensagemAssunto: Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele)   Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) EmptyQua Jun 12, 2013 4:52 pm

O convencimento que Rand conseguiu exercer na Egwene, Amyrlin Seat, não foi muito eficiente. Mas no final ela vê a necessidade de quebrar os selos. 

Rand teve um papel muito importante com a "Paz do Dragão", um documento que ele dez descer goela abaixo de todos. Imposição pela força política e, porque não, pela força bruta... rs

Mas será que isso tem muito a ver com a força exercida por ele ser ta'veren?

Será que a Egwene viu isso, antes do fim? Não me lembro em que momento ela decide romper os selos do Dark One. 

Gostaria de ouvir a opinião de vcs. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) Empty
MensagemAssunto: Re: Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele)   Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) EmptyQua Jun 12, 2013 4:54 pm

Aliás... como já falei em diversos outros lugares, a tônica de WoT é justamente o diálogo (ou falta de) entre os canalizadores e os não canalizadores, homens e mulheres, etc., etc., etc..

Quando isso acontecem (isso quando não é forçado ou numa situação desesperada), as coisas tendem a fluir, se resolver. 

O maior exemplo disso, para mim, é a Pevara e o Androl, personagem novo e filho do Brandon Sanderson. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) Empty
MensagemAssunto: Re: Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele)   Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) EmptyQua Jun 12, 2013 4:55 pm

A antigo símbolo Aes Sedai é a maior prova disso.

Aliás... todo mundo que tem uma visão rasa da obra, diz que ela é maniqueísta. Discordo. 
Os Seanchan tão aí pra provar. 

E por mais "bem x mal" que a obra seja, entendo que ela nos traz outras questões além dos "personagens cinzas do GRRM". A questão do diálogo, do escravismo, da tecnologia, dos costumes e tradições, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
Cassiana Sedai

Cassiana Sedai


Mensagens : 229
Data de inscrição : 08/02/2013
Localização : Belo Horizonte

Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) Empty
MensagemAssunto: Re: Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele)   Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) EmptyQua Jun 12, 2013 5:26 pm

Eu ainda não cheguei nessa parte em AMoL, mas entendo o que vc quer dizer (quando eu ler edito o comentário ou posto outro para ficar mais coerente). Na verdade, acabei meio sem querer vendo algo das discussões, eu estava folheando o livro algo que faço sempre quando recebo um livro novo.

Bem, o que posso dizer sobre o que foi dito acima é a questão do excelente trabalho que canalizadores e canalizadoras fazem juntos. Como muito bem explicado acima temos provas de que Aes Sedai (digo as mulheres) e homens que canalizam podem sim trabalhar juntos.

Eu cito um outro grande exemplo: a limpeza do Saidin, o lindo momento em que Rand retira a mácula do DO de Saidin e restaura a paz psíquica dos homens canalizadores com a ajuda de Nynaeve. Nesse momento, também vemos um outro exemplo de cooperação entre homens e mulheres, a Batalha próxima a Shayol Ghul - Forsaken X Aes Sedai/Asha'man.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dragonmountbooks.wordpress.com/
Leandro Seia Doon

Leandro Seia Doon


Mensagens : 104
Data de inscrição : 13/02/2013
Idade : 39
Localização : São Paulo-SP

Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) Empty
MensagemAssunto: Re: Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele)   Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) EmptyQua Jun 12, 2013 7:05 pm

Na minha opinião, entendo que a "Paz do Dragão" em grande parte foi obra do "ta'verinismo" do Rand, hehehehehe!! E, claro, um pouco de boa vontade dos envolvidos em admitir fazer certas concessões, até - e especialmente - em virtude da urgência da situação.

Na verdade, fiquei surpreso por esse espírito de tolerância, cooperação e diálogo ter demorado tanto pra aflorar, e mesmo assim só se manifestar na marra, com o grande empurrão do Rand e sua habilidade em dobrar o Padrão à sua vontade.

Acho que essa era uma coisa que poderia ter acontecido com um pouco mais de clareza e naturalidade desde alguns livros atrás (pelo menos o The Gathering Storm, quando a guinada pro fechamento da série fica evidente). Na verdade, há passagens em que se nota um esforço coletivo pra isso, mas, como em geral o Rand está envolvido, isso coloca em xeque a "naturalidade" das coisas!!

De certa forma, como vocês bem lembraram, a essência da obra está nesse conflito. É aquilo que costumo dizer: a fantasia tem muito mais de realidade do que se pode crer a princípio. Pra mim, essa é claramente uma forma alegórica do Jordan criticar essa falta de diálogo no mundo, seja entre homens e mulheres, entre negros e brancos, entre comunistas e capitalistas (esse último conflito ele sabe bem, tendo vivido os horrores do Vietnã), etc. Por isso, concordo em gênero, número e grau com o Franz: só quem tem uma visão rasa da obra acha que ela se resume a uma épica e clichê batalha entre bem e mal. É muito mais uma batalha de interesses do que qualquer coisa!

Quanto à quebra dos Selos, Cassi, não vou comentar, pois não quero estragar nada, hahahahaha!

Abraços, meus amigos, abraços!! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Franz, Escola de Cairhien




Mensagens : 156
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 40
Localização : São Paulo

Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) Empty
MensagemAssunto: Re: Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele)   Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) EmptyQui Jun 13, 2013 10:42 am

Minha opinião também recai sobre o poder do "ta'veren" de Rand, em grande parte. 

Isso, por uma lado, "enfraquece" ao boa vontade em cooperar, mas também é uma boa saída para "forçar" as coisas a se resolverem. 

Concordo com a opinião de que as coisas poderiam ter começado a se encaminhar para um entendimento antes. Razz

Cassiana, seu exemplo é maravilhoso! Já falamos sobre ele num post com spoilers do AMOL (no do The Strike at Shayol Ghul) e isso me faz pensar como o tema é importante dentro da saga. E olha que no TSaSG estamos na Era das Lendas! Razz

Leandro, ainda bem que não estou sozinho nessa opinião sobre os "críticos". Rs. Por mais que eu seja Tolkien fanboy e goste bastante de ASoIaF (tenho certeza que vou virar fanboy de Malazan tb), é tão difícil argumentar com xiitas dessas outras séries. Ao invés da unificação em torno da "causa da fantasia", vemos extremistas de uma saga (que viram haters das outras) discutindo com haters de outras sagas. É uma pena. :/

Mas voltando ao Rand, acho que talvez a própria Roda tenha "percebido a necessidade de mandar um 'ultimate' ta'veren para poder dobrar a vontade das Aes Sedais do presente". Rs. Será que é ir longe de mais?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) Empty
MensagemAssunto: Re: Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele)   Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Papel de Rand para unificar as mulheres canalizadoras e os homens (ele)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aê, Rand!!!!!!
» Reflexão sobre a real força de Rand
» Ajuda para post.
» Linha do tempo dos capítulos 31 a 34 (SPOILER para quem não leu o livro)
» O Ataque a Shayol Ghul - para leitores avançados (Crossroads of Twilight em diante)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Wheel of Time Brasil :: Em Tel'aran'rhiod - Falando sobre Wheel of Time :: Discussões sobre os livros :: Até o final: A Memory of Light-
Ir para: